Como organizar as cerimônias de Bar Mitzvah e Bat Mitzvah?

GERAL

Cada país possui a sua cultura e modo de festejar, e no judaísmo não poderia ser diferente. 


O Bar Mitzvah teve seu início marcado pela passagem bíblica de Gênesis (34:25) há mais de 2 milênios na comunidade judia, enquanto o Bat Mitzvah possui apenas 70 anos de existência. 


Apesar de não ter tantos anos de tradição como a versão masculina, o Bat Mitzvah não deixa de ser especial por possuir muitos significados.


Para o judaísmo, essa cerimônia é uma das festas mais conhecidas e importante para quem segue os ensinamentos religiosos.


Você sabe qual é a diferença entre Bar Mitzvah e Bat Mitzvah?

Traduzindo do hebraico, Bar Mitzvah significa “filho do mandamento” enquanto Bat Mitzvah é “filha do mandamento”.


O Bar Mitzvah acontece quando o menino completa 13 anos de idade, enquanto o Bat Mitzvah ocorre quando a menina completa seus 12 anos.


A função dessa comemoração é fazer com que os jovens se aproximem mais de Deus e dos costumes da sua religião, além de atingir a maioridade religiosa se tornando responsáveis pelos seus próprios atos.


As Mitzvahs são mandamentos que os judeus recebem para que todos possam conviver em harmonia fazendo o bem não somente para seus próximos, mas para a comunidade em geral.


Se você pratica o judaísmo, deve conhecer a importância dessa cerimônia para o povo judeu e para a família desses jovens.


Imagem do blog Imagem do blog

Como funciona a cerimônia?

A cerimônia possui duração média de uma hora e meia e pode ser realizada com base em uma cerimônia tradicional.


Se inicia quando o menino ou a menina coloca pela primeira vez o talit (acessório religioso judaico em forma de um xale feito de seda) e o tefilin (um par de caixinhas pretas contendo um pergaminho com os quatro trechos da Torá). 


Depois de rezar e cantar, o adolescente recebe o Torá em forma de um pergaminho ou um grande rolo, seguido dos rituais da celebração até a bênção final.


Após a cerimônia, faz parte incluir uma festa de aniversário com tudo que o adolescente tem direito, como bolo de aniversário, músicas, lembrancinhas e presentes, comemorando a nova fase da vida do menino ou da menina.

Imagem do blog

Passo a passo para organizar as cerimônias Bar Mitzvah e Bat Mitzvah:


Como em toda comemoração, é preciso de um planejamento prévio para a organização dessa celebração tão importante na vida dos judeus.


Para que essa celebração aconteça, é preciso seguir cuidadosamente cada passo para não se esquecer de nenhum detalhe da cerimônia.


1. Orçamento e Lista de convidados 

Para os judeus, as festas e datas comemorativas são celebrações grandiosas e reúnem inúmeros convidados. Eles aproveitam a oportunidade para entrar em contato com a sua espiritualidade e preceitos religiosos.


Por esse motivo, os preparativos da cerimônia são iniciados após a menina completar 10 anos. Para os meninos, o início dos preparativos se inicia aos 11 anos.


Dessa forma, é possível prepará-los e organizar o planejamento financeiro, realizando uma grande celebração.


Neste primeiro momento, também já é possível dar início à lista de convidados, para garantir que todas as pessoas importantes estejam na festa.


2. Local da cerimônia 

Para que o resultado esteja de acordo com os ensinamentos, existe uma série de regras e costumes a ser seguidos, por esse motivo, é preciso conhecer bem as tradições.


Realizar o evento com uma equipe especializada com a supervisão de um Rabino em um lugar de confiança, que possui experiência em celebrações judaicas, fará com que o judeu se sinta em casa na comemoração dessa data tão importante.


A estrutura do espaço também é importante. Quantos convidados o salão comporta e se tem espaço para a decoração são alguns dos itens a serem avaliados.


O Buffet Tulipas possui mais de 12 anos de experiência em realizações de eventos judaicos, sendo reconhecido pela execução de grandes celebrações de acordo com as tradições.

3. O que servir aos convidados?

Para o judaísmo, o alimento não deve nutrir somente o corpo, mas também à alma e por isso a alimentação Kosher (que significa “adequado para consumo”) é levada bastante a sério por todos os judeus.


Até chegar à mesa, todos os alimentos são vistoriados por um Rabino (líder religioso da comunidade judaica) e passam por um rigoroso controle de qualidade garantindo uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos.


O que pode ser servido?

Somente animais com os cascos fendidos e ruminantes, ou seja: gado, ovelha, cabra, vitela, gazela, etc;


Aves como frango, peru, ganso e pato

Peixes como atum, arenque e salmão;

Os alimentos parve, que são considerados neutros, como frutas, legumes, hortaliças, ovos, cereais, pães e macarrão.


Portanto, certifique-se se o buffet escolhido possui experiência e cuidado com a alimentação Kosher.


4. Definição da decoração 

Dentre os itens mais importantes para transformar a celebração do Bar Mitzvah e Bat Mitzvah em um verdadeiro espetáculo, é a escolha do tema e os itens de decoração da festa.


Apesar de ser algo bem sério, é possível ter também uma celebração com bolo, festa e presentes.


As celebrações judaicas costumam ser bem grandiosas e animadas. É preciso definir o estilo da sua festa de acordo com a sua personalidade.


5. Escolha do convite 

A escolha do convite ideal para o Bar Mitzvah e Bat Mitzvah vai depender da personalidade do jovem que está alcançando um dos primeiros marcos da sua vida: a maioridade judaica.


Apostar em cores e acabamentos que ajudam o convidado a identificar o tema da festa é uma boa opção.


Caso você prefira deixar o tema da festa em segredo, apostar em frases com dicas no convite deixará o convidado animado por descobrir os detalhes dessa celebração tão importante.


Aposte em sua criatividade e originalidade, surpreenda os seus convidados.


6. Definição da vestimenta 

É recomendável que o rapaz esteja vestindo um terno de cor escura, com camisa social e gravata, além do quipá na cabeça.


Para a menina, o vestido não pode ser justo e nem curto, os ombros devem estar cobertos, e os decotes e bainhas devem ter algo de conservador.


Já os convidados devem seguir o protocolo de vestuário que está escrito no convite: Traje social, esporte fino ou traje a rigor.


Ao organizar as cerimônias de Bar Mitzvah e Bat Mitzvah, garanta que todos esses detalhes estejam no planejamento. Isso fará com que tudo saia o mais próximo do programado!


Está planejando organizar alguma celebração judaica? Não deixe de falar com um de nossos consultores! 


Estamos aguardando o seu contato!

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.