Buffet de casamento: guia completo para escolher o seu

CASAMENTO

Como escolher o buffet ideal para seu casamento

A escolha do buffet é uma das principais decisões a serem tomadas pelos noivos durante o planejamento do casamento.


Por isso, é importante levar em consideração alguns fatores para garantir que a escolha seja a melhor possível.


Os noivos devem pensar no estilo do casamento, levando em conta a decoração, o horário e o número de convidados. Outro ponto a ser avaliado é a qualidade dos serviços oferecidos pelo buffet, como a variedade de opções no cardápio, o atendimento dos profissionais e a qualidade dos alimentos.


Ao acertar na escolha do buffet, os noivos garantem que a festa será inesquecível e que seus convidados fiquem satisfeitos com o serviço prestado.


Com quantos meses de antecedência devo contratar o buffet de casamento

Procure escolher o buffet com pelo menos 8 meses de antecedência. Assim que escolhido e definido o modelo ou o tipo de serviço, marque com antecedência a degustação do buffet (incluindo doces e bolo). O buffet deve combinar com o estilo da sua festa e também corresponder às suas expectativas.


Quais são os tipos de buffet de casamento

Cada estilo de casamento tem um cardápio que combina melhor com a cerimônia e com os noivos. O buffet de casamento é um dos itens que requer atenção especial, porque é um dos pontos altos da festa e deve ser escolhido com cuidado.

 

A escolha do cardápio deve levar em conta o estilo da cerimônia, as preferências do casal e dos convidados, a época do ano e as opções oferecidas pelo buffet.


Buffet para casamento clássico

O casamento clássico une todos os tradicionais rituais para oficializar a união e nunca sai de moda. Isso porque sua paleta de cores é neutra e a base para decorações segue uma linha discreta e suave, trazendo romantismo e elegância para a cerimônia.


Um casamento clássico pede um cardápio à altura, com pratos refinados e tradicionais que reflitam a elegância e sofisticação da ocasião. É importante que todos os pratos sejam bem apresentados e que os convidados sejam servidos com elegância e profissionalismo. 


Buffet para casamento moderno

Desde a paleta de cores até a decoração, a iluminação e até mesmo as roupas dos noivos: no casamento moderno, o céu é o limite para deixar a cerimônia cheia de personalidade e descolada. 


Para um casamento moderno, o cardápio pode seguir a mesma linha inovadora e criativa. Uma ideia é oferecer opções de finger foods para a entrada, pequenas porções individuais que não precisam de talheres para serem degustadas.


Esse opção combina com uma proposta mais dinâmica de uma festa de casamento, pois os convidados podem se servir à vontade nas ilhas, em pé e sem a necessidade de talheres ou pratos, eliminando as mesas.


Além disso, para dar um toque ainda mais moderno ao cardápio, inclua bebidas diferenciadas, como drinks autorais e cervejas artesanais.


Buffet para casamento rústico

Aos casais que gostam de natureza, climas mais acolhedores e aconchegantes, o casamento rústico valoriza texturas e elementos naturais e é uma opção altamente personalizável para acompanhar o estilo dos noivos. 


O ponto chave deste estilo de cerimônia é a atenção aos detalhes e a criatividade para escolher elementos da decoração, como será a iluminação e especialmente os arranjos com plantas e flores, que trazem o elemento natural ao ambiente de uma maneira delicada e agradável.

Imagem do blog Imagem do blog

Buffet para mini wedding

O mini wedding é um estilo de casamento mais intimista, perfeito para os noivos que procuram por uma cerimônia igualmente inesquecível, porém mais reservada, com poucos convidados (entre 40 a 90).


Para o mini wedding, que é uma celebração mais intimista, uma opção para o cardápio é oferecer um brunch, bem informal e geralmente é servido em salões de festas com área aberta ou com ampla visão do exterior, para dar a impressão de maior contato com a natureza e frescor. Por isso, não há garçons servindo e todos os pratos ficam disponíveis em ilhas e aparadores.


Buffet para casamento judaico

A comida é um assunto muito importante para os judeus, pois eles seguem à risca uma série de regras que deve ser respeitada em todos os dias, inclusive em um casamento.


A gastronomia Kosher segue todos os requisitos judaicos: nada de carne de porco, frutos do mar (exceto peixe com escamas), coelho, cavalo e camelo.


Além disso, não podem misturar leite (ou derivados) com carne e para que isso não aconteça, todos os talheres são esterilizados e lacrados. 


Na preparação é necessária a supervisão rabínica, que acenderão o fogo (deve ser feito por um homem) e farão a fiscalização e orientação da manipulação, produção e distribuição dos alimentos.

Imagem do blog

Quais são os tipos de serviço para o buffet para casamento


Existem vários tipos de serviço de buffet para casamento, cada um com suas próprias características e particularidades.


Conhecer as diferenças entre os tipos de serviço, como o franco-americano ou à inglesa, pode ajudar os noivos a escolher o que melhor se encaixa no estilo e na proposta da festa.


Além disso, entender as particularidades de cada um dos serviços pode ajudar na organização da festa, confira as principais características de cada tipo:


Serviço americano

Neste serviço, o jantar geralmente é servido pelos garçons, sem que o convidado precise levantar e enfrentar filas.


Serviço à francesa

O serviço à moda francesa é bem mais tradicional, no qual os convidados podem escolher em um menu e o garçom leva os pratos até eles. ??Geralmente possuem 3 opções e são servidos os canapés, a entrada, o prato principal, a sobremesa e o café.


Serviço franco-americano

No serviço franco-americano, as comidas ficam em ilhas de réchauds, que podem estar concentradas em um local ou também em ilhas que mantém os pratos quentes e frescos.


Além disso, ficam disponíveis garçons para que o menu seja explicado e uma equipe que os ajudam a servir. Neste serviço, os garçons também são responsáveis pelas bebidas, por repor as comidas e retirar os pratos das mesas.


Logo após o jantar, as travessas com os pratos principais são retiradas e a sobremesa é servida. Por ter essas características, ele é considerado um tipo semi-formal.


Serviço à inglesa

O serviço de buffet à moda inglesa é uma opção formal e refinada para eventos, apreciada por anfitriões mais exigentes, que valorizam a etiqueta à mesa. Os pratos são servidos em porções fracionadas, com talheres específicos, e o serviço é feito sem que o convidado precise levantar da mesa. 


É comum que os pratos sejam servidos pelo lado esquerdo do convidado. Existem duas modalidades de serviço à inglesa: o direto, em que os pratos são levados prontos da cozinha pelos garçons; e o indireto, em que um carrinho é levado até a mesa para preparar as comidas na frente dos convidados, especialmente em pratos flambados. 


Também é possível que o garçom leve os pratos e sirva o convidado na hora, na quantidade desejada.


Brunch

O brunch é uma opção que fica entre o café da manhã e o almoço e, por isso, são servidos pratos mais leves e com menos variedade, já que muitos convidados sairão da festa e almoçarão.


Entre os pratos preferidos estão pãezinhos, frios, tortas doces e salgadas, canapés, bolos e frutas. Para bebidas, nada muito pesado como whisky, prefira bebidas não alcoólicas, refrigerantes, sucos naturais, café, chás e coquetéis leves. 


Finger food

Este é um tipo de buffet com porções servidas geralmente em pequenas louças, cumbucas ou pequenos pratos com algo para pegar (palitos, pequenas espátulas e pinças). Ou seja, são pequenas porções individuais.


O buffet de casamento com finger foods é uma opção mais moderna e que muitas vezes combina com uma proposta mais dinâmica de uma festa de casamento, pois os convidados podem se servir à vontade nas ilhas, em pé e sem a necessidade de talheres ou pratos, eliminando as mesas.


Coquetel

O coquetel, além de servir como entrada em eventos grandes, é um tipo de serviço ideal para festas mais modernas, com um número menor de convidados.


No coquetel, os pratos são menores, e muitas vezes podem ser degustados de uma vez. Em uma festa de casamento com menor tempo de duração, o coquetel é a melhor opção. 

Imagem do blog Imagem do blog

Como escolher o melhor cardápio do buffet de casamento

O cardápio para casamento é um dos itens mais importantes a serem escolhidos pelos noivos, já que ele pode garantir o sucesso do evento e deixar todos os convidados satisfeitos. É preciso levar em consideração diversos fatores antes de decidir quais serão os pratos servidos, como o perfil dos convidados, horário da festa, local e clima. 


Uma boa dica é oferecer opções variadas para atender a diferentes paladares, como pratos vegetarianos, veganos, sem glúten, entre outros.


Vale a pena fechar o pacote completo de buffet com o local da festa de casamento?

O pacote completo de serviços foi pensado para facilitar a vida de quem busca fornecedores e serviços para a realização da sua festa. Afinal, são inúmeros detalhes que necessitam de atenção, o que pode tornar tudo uma grande correria até chegar o grande dia.


Geralmente o pacote completo é oferecido pela empresa de eventos que oferece o local da festa, como salões e casas. Ou seja, você tem a infraestrutura completa e todos os serviços, incluindo o buffet do casamento, no mesmo local, eliminando a necessidade de passar meses em contato com vários fornecedores e evita situações desagradáveis como, por exemplo, o buffet não entregar o combinado.


Pagamento mais organizado

Uma das maiores vantagens do pacote é, sem dúvida, o pagamento único de vários serviços. Isso facilita, e muito, a organização financeira para quem prepara uma festa.


Confiança

Com uma empresa conceituada, e que presta excelente serviço, é possível prever que as empresas parceiras serão do mesmo nível de qualidade. 


Também é possível conhecer a lista de parceiros e confirmar a qualidade dos seus serviços de acordo com a empresa que desenvolve o pacote exclusivo de benefícios.


O que está incluído em um pacote completo de buffet para casamento?

Os pacotes para casamento podem variar muito de acordo com o seu orçamento. Por isso, as empresas investem mais em oferecer serviços diferenciados que podem ser personalizados de acordo com o orçamento e o desejo dos contratantes. 


É possível, por exemplo, montar um pacote com cerimônia e local da festa no mesmo lugar, com decoração floral de qualidade, DJ, VJ, bebidas, iluminação, buffet e outros serviços.


Com o contrato assinado, você tem a garantia de que todos os serviços serão prestados. Ou seja, se um fornecedor não puder realizar a entrega, a empresa com a qual o pacote foi contratado será responsável por encontrar outro que faça o mesmo serviço com a mesma qualidade. Muito mais seguro!


Buffet de casamento barato: como economizar

Uma maneira de economizar no buffet de casamento é realizar o casamento durante a semana. Um evento realizado na semana pode reduzir o valor total da sua festa em 30% no seu orçamento.


Dessa forma, o mesmo evento de um fim de semana pode ser realizado na semana com um custo bem menor, dando possibilidade de investir mais em decoração e atrações especiais.


Quanto custa um buffet de casamento?

Quando se trata de planejar um casamento, o buffet é um dos itens que demanda maior investimento, juntamente com o aluguel do salão, vestido de noiva, decoração e fotografia.

 

Se você optou por contratar um serviço de buffet à parte, é importante pesquisar e pedir recomendações. Além disso, é essencial conhecer bem o cardápio do lugar e verificar se eles têm todos os pratos que vocês pretendem servir ou se podem fazer adaptações.


Sempre confira se o lugar pode te atender da maneira que vocês precisam. Já pensou em ter que trocar o serviço no meio do planejamento? Ninguém quer essa dor de cabeça, não é? Além de mexer em todo o orçamento da festa!


Buffet de casamento em São Paulo: conheça o Buffet Tulipas

Com 25 anos de experiência na realização de sonhos e seus espaços deslumbrantes, o Buffet Tulipas conta também com uma equipe altamente qualificada para transformar sua data especial em um momento inesquecível e único. 


Villa Valentim

A Villa Valentim possui design francês e dois ambientes incríveis: um gazebo de vidro com um jardim de inverno semiaberto (grandes janelas de vidro compõem o cenário) e um salão principal que comporta até 500 convidados para um jantar inesquecível.


Imensos lustres complementam a pré-decoração, assim como papéis de parede e muito mais! Já para os convidados que querem um ambiente mais reservado e tranquilo, o espaço também dispõe de um camarote VIP. 


Com cenários inéditos e muito cuidado pela nossa equipe, o ambiente encanta a todos que o conhecem. Sendo a casa francesa uma referência desde 1995 e tendo sido reconstruída em 2014, ficando ainda mais bela!


São 1800 m² para seus convidados aproveitarem ao máximo sua festa de casamento, com estrutura para comportar de 100 a 500 convidados sentados confortavelmente. E os projetos permitem que a unidade fique ideal para eventos grandes ou menores. Conheça também nossos projetos Mini Wedding no Gazebo. 


Cardápios especiais para casamentos

A gastronomia de um casamento deve ser pensada nos mínimos detalhes. Hoje, o Tulipas é referência em Alta Gastronomia para Casamentos. Nossos menus transitam entre as cozinhas brasileira, italiana, francesa e kosher (casamento judaico).


Nossas opções são sempre tradicionais, mas fugindo do óbvio, para oferecer a variedade e exclusividade que o seu Grande Dia merece. 


Para isso, equilibramos sabores, aromas e cores atemporais, com entradas deliciosas e artísticas, massas exclusivas artesanais recheadas, como Panzotti de Avelãs e a Varenikes, bem como opções de finger foods e inúmeros coquetéis para agradar a todos os paladares e às necessidades específicas de cada um.

28 anos transformando seus sonhos em festas

A essência do Buffet Tulipas é a mesma desde que nasceu: atuar com dedicação, amor e transformar os mais lindos sonhos em realidade, superando expectativas. Criamos um relacionamento atencioso e personalizado com cada cliente para realizar eventos sociais e corporativos com um altíssimo padrão de qualidade em cada entrega.